quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

YANSÃ - 04/12


IANSÃ





Deusa da espada de fogo, dona das paixões, Iansã é a rainha dos raios, dos ciclones , dos furacões, tufões e vendavais.Orixá do fogo, guerreira e poderosa, é a mãe dos eguns, guia dos espíritos desencarnados, senhora do cemitério.
Na mitologia africana, Iansã é o vento, a brisa que alivia o calor, a quentura, o abafamento e o tremular dos panos, das árvores, dos cabelos e a lavra vulcânica destruidora, ela é fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas.
Também chamada de Oya, essa deusa simboliza o ciúme incontrolável e a paixão violenta, ela é o desejo e o prazer e o sentimento suplantando a razão, a frase “estou apaixonado” tem a regência de Iansã.No candomblé é o orixá que serve de guia aos eguns. Ela ao lado de Omulu, rege os campos santos e indica o caminho a ser percorrido pela alma desencarnada. Se Yemanjá recebe a chegada da nova vida e a orienta no mundo é Iansã quem vai cuidar dos mortos e reinar sobre estes.
Iansã rege a quarta-feira , seu metal é o cobre, a cor é marrom , no corpo ela atua sobre o fígado e o sangue. As pessoas regidas por esse orixá do fogo são poderosas, cuidadosas e autoritárias, podem ser de uma lealdade absoluta, em certas circunstâncias, mas quando contrariados em seus projetos e empreendimentos, manifestam a mais extrema cólera.
Essas pessoas de temperamento, sensual e voluptuoso, podem ser levadas a aventuras amorosas extra conjugais múltiplas e freqüentes, sem abandonarem o ciúme de seus parceiros.
No Omolocô sua cor é vermelha, na Angola é coral e na Umbanda a cor é amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.