quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

OXUM - 08/12


Mãe da água doce, regente dos rios e das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro,Oxum é a de Ijexá.
Orixá da prosperidade,da riqueza,esta ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.Exerce segundo a mitologia africana ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente as teimosias e manhas, as intrigas e articulações de vingança o esnobismo, o charme, as aparência mundanas.
Conquanto, são dela a paquera, o flerte, o namoro, os gestos de puro carinho, a sensualidade nos relacionamentos amorosos, toda a espécie de romantismo e sutileza, o amor verdadeiro e eterno, posto que Oxum é a deusa do amor.
Ela encontra-se encantada nas conversas femininas, é a senhora da magia e da adivinhação.Por isso é sabido pelo povo africano que seus filhos tem aptidão para a prática da feitiçaria, pois Oxum aprendeu com as Yami Oxangá bruxas feiticeiras a arte da magia e da adivinhação.
Seu dia é o sábado; o metal é o ouro; a cor é amarelo; as partes do corpo regidas por ela são o rosto (vaidade), o ventre (gestação) e o coração (amor).Rege ainda a intuição (magia).
As pessoas regidas por essa divindade africana são vaidosas e muito elegantes, apaixonadas por jóias, perfumes e vestimentas caras, mas são também desprendidas e altruístas as vezes volúveis, são sensuais símbolos do charme e beleza porém reservadas e sonhadoras.Sua aparência calma e sedutora, esconde um forte desejo de ascensão social.
Mãe Lya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.