terça-feira, 16 de novembro de 2010

COMIDAS DE SANTO

Comidas de Santo

As comida de santo nos vieram de tempos longínquos, através dos negros escravos que as preparavam nas senzalas.Na tentativa de preservarem suas tradições religiosas e culturais e amenizar a dor humilhante de vil servidão, eles se reuniam e praticavam culto.Como temiam perseguições e mais castigos dos seus senhores, faziam o assentamento com uma pedra e por cima colocavam uma imagem do santo católico, cujas qualidades mais se assemelhassem ao orixá.
A cultura negra estendeu-se com o passar do tempo, formando novas religiões, que adquiriram grande número de adeptos.
Por serem Angola e Nagô as chamadas “bases do Santo” e a reunião delas ter gerado Omolocô que é a reunião de todas as nações e toque especial da “Umbanda Forte”, foi a comida do santo também unificada, reunindo todas as nações no Omolocô, o que nos permite dentro da “Lei da Umbanda Forte”, alimentar o santo nos dias a ele consagrados.
Atualmente as comidas são preparadas nos terreiros ou tendas, por pessoa especializada chamada “yabá”.A Yabá, sendo a cozinheira dos orixás, não pode estar menstruada ou ter relações sexuais para tocar os alimentos sagrados.Antes de iniciar os preparativos da comida ou “Ajeum”,deverá tomar banho com as ervas de todos os orixás,para concretizar perfeita ligação e receber influência direta dos mesmos.
A comida é preparada sob mais rigoroso asseio, e certos detalhes são observados:
Os animais sacrificados não podem apresentar nenhum ferimento, são lavados e defumados.As frutas devem estar perfeitas, os peixes frescos.As comidas são servidas frias e sem sal, pois Oxalá não aceita este tempero.As bebidas devem estar em temperatura ambiente.Os utensílios como panelas, colheres, facas e pratos,são de uso exclusivo do santo.
Geralmente a primeira comida a ser preparada e entregue é a de Exu, orixá dos caminhos, que sendo o mensageiro entre céu e terra, faz a ligação de humanos e divindade africana.Exú é uma entidade que ainda sente as influencias da matéria e por viver na crosta terrestre, diz-se que ele é terra-a-terra, tendo as mesmas sensações e gostos dos seres encarnados.Exú aprecia vistosas indumentárias, gosta de comer farofa amarela, pimenta, bifes, maçã vermelha, figo, doce de banana d’água, pasteis de camarão seco com pimenta.As comidas são arriadas em encruzilhadas com velas vermelhas e pretas, ou em lugar especialmente preparado.Os homens bebem cachaça (marafo) e as mulheres aniz.Fumam charutos, cigarrilhas e cigarros e gostam de rosas vermelhas.Gosta de rir, cantar e dançar numa alegoria própria da vida.Sua saudação é “Exu-ê” ou “Exu é bamba no Aro”.
O Oxalá é o Orixá da vida e dono do planeta Terra, oferecemos canjica branca e mel, coberta com algodão em sinal de respeito ao orixá, acaçá enrolado na folha de bananeira, arroz branco com mel enfeitado com folhas de alface, maçães verdes, uva moscatel, banana verde, fruta-pão.Sendo Oxalá entidade suprema, o seu filho poderá comer qualquer espécie de fruta sem sofrer danos.Sua cor é branca simbolizando a pureza, a bondade e a caridade.Bebe champanhe e sua saudação e “Êpa Baba”.
Oxum deusa dos rios e das águas doces, que é mulher bonita e vaidosa, gostando, portanto de perfumes, flores e cânticos celestiais.Alimenta-se de omolocum de feijão fradinho, ovos cozidos, bolinhos de arroz com camarão, xim-xim de galinha, peixe vermelho assado na brasa e servido com mingau de acaçá e molho de camarão.Oxum aprecia também a pêra d’água, fios de ovos, água mineral e água de flor de laranjeira, confirmando serenidade e a paz irradia.Sua saudação e “Aiê-ieu Mamãe Oxum” e sua cores, azul e amarelo.
Xangô rei das tempestades, do raio e do trovão, dono da pedreira, senhor da umbanda que detêm o poder da justiça.Xangô come amalá de peito, de rabada, de badejo, de bagre, acompanhado do quiabo e do camarão.Sua comida deve ser bem cozida.Come também abacate, amalá de frutas, excluindo-se deste o abacaxi, a manga, a melancia e o melão.Sua bebida é a cerveja preta e sua cores, marrom,roxo e vermelha e branco.Xango é o orixá que carrega o robô e as chaves do Reino de Deus.Sua saudação é “Kaô-Cabiecilli-Lobá” ou “Xangô-Cao”
Nanã Buruquê é o orixá mais velho da terra.O símbolo de Nana é a vassoura de palha-de-costa, que ela usa para varrer ou tocar eguns.Sua cor é o lilás.È a protetora dos professores.Como omolocum de feijão branco e ovos cozidos, purê de beterraba, taioba com camarão, canjiquinha branca com leite cocô, arroz com mel, banana em calda, pêra e manjar branco.Bebe água mineral e sua saudação é “Saluba vovó”.
Obaluaê e Omulu simboliza a humildade.Obaluaê é o Oxalá da terra, é o medico dos pobres.Veste-se de palha-de-costa com guizos para cobrir as chagas que em vida trazia em seu corpo e tem por companheiro um cão fiel.Suas cores são branca e preta e amarela e preta.Come deburú ou pipoca, feijão preto, carne de poro, mocotó, guaiamum, chicória com molho de camarão, cuscuz de tapioca, melão, abacaxi com deburú, jaboticaba, cajá-manga.Os pratos são preparados com azeite de dendê.Bebe vinho tinto.Sua saudação é “Ato-atô Ajeberu”.
Yemanjá é a grande senhora dos mares, santa mais festejada na umbanda.A ela cabe ¾ do nosso planeta, tendo por isso grande poder, sendo o povo das águas o povo de maior força.É vaidosa, gosta de perfumes,talco,sabonetes,espelhos,pentes,fitas e rosas brancas.Suas cores são rosa e azul claro.Come arroz com mel enfeitado com pétalas de rosas brancas e uva moscatel rosada, enxova assada com molho de camarão, camarão graúdo frito no azeite com mel, canjica com camarão e ovos cozidos,arroz com peito de galinha desfiado, mamão com mel, cuscuz de tapioca e manjar branco.Bebe água mineral.Sua saudação é “Odoiá-Odociaba”.
Ogum o grande guerreiro, vencedor de demandas. É o santo mais popular do Rio de Janeiro.Suas cores são branca, verde e encarnado ou azulão.Ogum é o cavaleiro do ferro e do aço e de todos os metais.Simbolizando a luta traz a espada e o escudo.Come inhame com mel, bolinhos de inhame fritos no azeite de dendê, feijão mulatinho com cenoura e inhame, feijão branco, grão de bico, farofa, bife-de-patinho, agrião, acarajé frito no azeite de doce, manga-espada, maçã.Bebe cerveja branca.Sua saudação é “Ogum” ou “Ogunhê”.
Iansã deusa dos ventos e tempestades.A ela foi dado por Xangô o poder dos raios.É uma santa que gira e come com todos os orixás.Suas cores são vermelha, amarela, marrom e cor-de-rosa.Come acarajé, alapatá, farofa de inhame, espiga de milho cozida ao molho de camarão, maçã e manga rosa com mel.Bebe vinho moscatel.Sua saudação é Epar-rei,Oiá.O nome Iansã quer dizer Senhora da Tarde.
Oxosse rei das matas e dono da agricultura.Oxosse tem como símbolo as flechas e os capacetes de pena dos indígenas, pois como eles ama a liberdade.Come milho cozido, amendoim, côco, abobra moranga, abóbora com molho de camarão e ovos pochê, espiga–de-milho com mel, carnes de caça e pesca, todas as qualidades de frutas.Sua comida pode ser arriada nas matas ou junta ás cachoeiras.Bebe vinho tinto.Sua saudação é “Okê-Bambi” ou “Ode Maior”.
Beijada simboliza as crianças, cuja falange numerosa tem origem das matas, rios, praias, cachoeiras e jardins.Como orixás são poderosíssimos, pois sendo crianças, tem como a benção de Pai Oxalá.Come caruru, frango desfiado com purê de batatas e dos pratos do nosso dia á dia.Gostam de frutas e doces e bebem guaraná, soda e água com açúcar.Para agradá-los, podemos oferecer brinquedos.Suas cores são rosa, azul, branco ou verde.Sua saudação é “Oni-Beijada” e “Oromi Beijada Maior”
Oxum-Marê dono do arco íris, é o guardião das águas de Xangô.Come salada de chicória com tomate e cebola, salada de agrião, cobra feita de batata doce e deburú de Obaluaê.Bebe vinho branco e tinto. Sua saudação é “Arroboboia Oxum-Marê”.
Ossanha divindade das folhas, é responsável pela folha de todos os orixás. Come mingau de fubá com mel, purê de batata doce com mel, bife de porco enfeitado com laçinhos de todas as cores exceto o preto, saião com mel, fuma cachimbo de barro com fumo de rolo. Suas bebidas são o vinho tinto e a cachaça, sua cor o verde-folha e saudação é “Eu-Eu”.
Almas falange integrada pelos pretos velhos e demais espíritos trabalhadores. São milagrosos e tem grande força devido a sua humildade. Come mingau de acaçá, moqueca de peixe, feijoada, peixe ensopado, mingau de sagu com vinho e bolinho de egum.Bebem café, vinho tinto e vinho moscatel.Sua cor é branca.Sua saudação é “adorê as almas” e “é pras almas”.

Louças dos orixás

Oxalá, Oxum, Yemanjá, Nana, Iansã, Oxum-Marê e Beijada usa-se louça branca.
Xangô, Obaluaê, Oxosse, Ogum e Ossanha usa-se barro.
Algumas comidas são servidas na folha de mamona branca.
Para as caboclas usamos como prato metade de côco.
Para cada comida arriada o babalaô ou a ialorixa canta em louvor ao santo invocado.No local da mesa do orixá é obrigatório o uso do defumador.
Desde o inicio do mundo já eram oferecidos pelos homens comidas e sacrifícios aos deuses, para que os mesmos os favorecessem.Através da comida chegamos diretamente ao orixá, pois mesmo recebe um agrado, é louvado, e retribui aos seus fiéis ajudando-os a vencerem suas provações neste mundo expiatório.
No banquete dos orixás, em alguns casos, os filhos também participam, comendo em prato de ágate e dispensando o uso de talheres.Reunidos em nome das forças superiores, todos olvidam magos e preconceitos, e se irmanam numa corrente de paz e harmonia com Oxalá e seus enviados, os orixás.


Lya Wilma de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.