terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CALENDÁRIO JANEIRO 2011

08/01 - SESSÃO DE EXU E PRETO VELHO


20/01 - FESTA OXOSSE

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO

CONVITE ESPECIAL
À TODOS NOSSOS IRMÃOS , IRMÃS E AMIGOS DO CEMO
PARTICIPE DA NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO

DIA 18/12 ÀS 15:00 H.
MULHERES: 01 PRATO DE SALGADO
HOMENS: 01 REFRIGERANTE 2 LITROS

QUEM QUISER PARTICIPAR DO AMIGO OCULTO
TRAGA 01 BARRA DE CHOCOLATE
SERÁ SORTEADO O NOME NA HORA

FELIZ NATAL !

Quisera,Senhor, neste Natal armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e de perto.
Os antigos e os mais recentes.
Os que vejo todo dia e os que raramente encontro.
Os sempre lembrados e os que, às vezes, ficam esquecidos.
Os constantes e os intermitentes.
Os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que, sem querer, eu magoei ou, sem querer, me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem não me são conhecidos a não ser as aparências.
Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes.
Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida.
Uma árvore de raízes muito profundas, e de ramos muito extensos, e para que seus nomes, nunca sejam, arrancados do meu coração.
Para que novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se aos existentes.
De sombra muito agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso nas lutas da vida.
“Que os momentos alegres de Natal ilumine todos os dias do ANO que se inicia”.
São os sinceros votos do Centro Espírita Morada de Oxalá.
FELIZ NATAL!!

MÃE LYA

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

GRANDE HOMENAGEM A OXUM E IANSÃ



DIA 04/12 - 16 HORAS




OXUM - 08/12


Mãe da água doce, regente dos rios e das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro,Oxum é a de Ijexá.
Orixá da prosperidade,da riqueza,esta ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.Exerce segundo a mitologia africana ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente as teimosias e manhas, as intrigas e articulações de vingança o esnobismo, o charme, as aparência mundanas.
Conquanto, são dela a paquera, o flerte, o namoro, os gestos de puro carinho, a sensualidade nos relacionamentos amorosos, toda a espécie de romantismo e sutileza, o amor verdadeiro e eterno, posto que Oxum é a deusa do amor.
Ela encontra-se encantada nas conversas femininas, é a senhora da magia e da adivinhação.Por isso é sabido pelo povo africano que seus filhos tem aptidão para a prática da feitiçaria, pois Oxum aprendeu com as Yami Oxangá bruxas feiticeiras a arte da magia e da adivinhação.
Seu dia é o sábado; o metal é o ouro; a cor é amarelo; as partes do corpo regidas por ela são o rosto (vaidade), o ventre (gestação) e o coração (amor).Rege ainda a intuição (magia).
As pessoas regidas por essa divindade africana são vaidosas e muito elegantes, apaixonadas por jóias, perfumes e vestimentas caras, mas são também desprendidas e altruístas as vezes volúveis, são sensuais símbolos do charme e beleza porém reservadas e sonhadoras.Sua aparência calma e sedutora, esconde um forte desejo de ascensão social.
Mãe Lya

YANSÃ - 04/12


IANSÃ





Deusa da espada de fogo, dona das paixões, Iansã é a rainha dos raios, dos ciclones , dos furacões, tufões e vendavais.Orixá do fogo, guerreira e poderosa, é a mãe dos eguns, guia dos espíritos desencarnados, senhora do cemitério.
Na mitologia africana, Iansã é o vento, a brisa que alivia o calor, a quentura, o abafamento e o tremular dos panos, das árvores, dos cabelos e a lavra vulcânica destruidora, ela é fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas.
Também chamada de Oya, essa deusa simboliza o ciúme incontrolável e a paixão violenta, ela é o desejo e o prazer e o sentimento suplantando a razão, a frase “estou apaixonado” tem a regência de Iansã.No candomblé é o orixá que serve de guia aos eguns. Ela ao lado de Omulu, rege os campos santos e indica o caminho a ser percorrido pela alma desencarnada. Se Yemanjá recebe a chegada da nova vida e a orienta no mundo é Iansã quem vai cuidar dos mortos e reinar sobre estes.
Iansã rege a quarta-feira , seu metal é o cobre, a cor é marrom , no corpo ela atua sobre o fígado e o sangue. As pessoas regidas por esse orixá do fogo são poderosas, cuidadosas e autoritárias, podem ser de uma lealdade absoluta, em certas circunstâncias, mas quando contrariados em seus projetos e empreendimentos, manifestam a mais extrema cólera.
Essas pessoas de temperamento, sensual e voluptuoso, podem ser levadas a aventuras amorosas extra conjugais múltiplas e freqüentes, sem abandonarem o ciúme de seus parceiros.
No Omolocô sua cor é vermelha, na Angola é coral e na Umbanda a cor é amarela.

HINO DA UMBANDA E DO CEMO

HINO DA UMBANDA

Refletiu a luz divina com todo seu esplendor é do reino de Oxalá Onde há paz e amor Luz que refletiu na terra Luz que refletiu no mar Luz que veio, de Aruanda Para todos iluminar A Umbanda é paz e amor É um mundo cheio de luz É a força que nos dá vida e a grandeza nos conduz. Avante filhos de fé, Como a nossa lei não há, Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxalá ! Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxalá !

HINO DO CENTRO ESPÍRITA MORADA DE OXALÁ

É com fé, amor e harmonia
Que nós vamos sarava
Cruzar a pemba com pemba
Na fé de pai Oxalá
Salve a fé e o amor infinito} BIS
Salve a Morada de Pai Oxalá} BIS
É com fé amor e harmonia
Que nós vamos sarava
Cruzar a pemba com pemba
Na fé de Pai Oxalá
Salve as forças do nosso ALÁ}BIS
Salve a coroa da nossa Babá}BIS

DANÇAS E TAMBORES

As danças dos orixás, são de origem, africana, que ao toque do som dos tambores e danças; denominadas, pelos descendentes dos Nagôs no Brasil, dos Xirê dos Orixás ( os orixás se divertem e dançam) e pelos yorubás-nagôs, na África osso de orixá (dia santos, dia consagrado ao orixá). A celebração dessas cerimônias começa sempre pelos apelos ritimados às divindades.
Os tambores desempenham um papel essencial ; eles são para os africanos muito mais do que simples instrumentos musicais que servem para acompanhar cantos e danças religiosas; são considerados seres dotados de uma alma e de uma personalidade; são batizados com o nome dos orixás, e é necessário, infundir-lhes uma força nova por oferendas e sacrifícios.
No dia de festas são vestidos de faixas (ojá).
São instrumentos sagrados, se caem, a pessoa responsável é obrigada a dar um cabrito calçado.
Não podem ser tocados por qualquer pessoa, são tocados somente pelos Ogans ligados a eles, e tendo passado pela iniciação, tem o direito de fazê-los ressoar nos dias de festas.
No Brasil, a importância dada aos tambores pe demonstrada pelos seguintes fatos: saúdam, por um ritmo especial a chegada dos membros importantes da seita e estes vem se inclinar diante deles e tocar o chão, antes mesmos de irem saudar o dono da casa do terreiro e os lugares consagrados às divindades.
Os orixás quando se manifestam tem o cuidado de se inclinarem diante dos tambores que os “chamaram”.
No Brasil, como alujá e tonibabé, reservados a Xangô, Aguere para Oxossi, Opanijé para Omulu, Ijexá para Oxum, avania e gicá.
Para os outros orixás e o adarrum de grande intensidade



Mãe Lya
03/11/10

PONTOS CANTADOS CEMO MÃE LYA

DEFUMAÇÃO

Entrei Lá na Mata e Pedi}BIS
Que a Jurema desse folhas para mim}BIS
Ela me deu e eu aqui estou
Com as ervas da Jurema
Fazendo defumador
Eu defumo, defumo
Vamos defumar
Eu defumo, defumo
Com as ervas de Oxalá
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Defuma com as ervas da Jurema
Defuma com arruda e guiné
Benjoim, alecrim e alfazema
Vamos defumar filhos de fé
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Corre gira pai Ogum
Filhos quer se defumar
Umbanda tem fundamento
È preciso preparar
Com incenso, benjoim
Alecrim e Alfazema
Defuma filhos de fé
Com as ervas da Jurema
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Esta casa tem 4 cantos}BIS
Cada canto tem seu santo}BIS
Pai e Filho e Espírito Santo}BIS
Abre a porta ó gente que aí vem Jesus
Ele vem cansado com o peso da cruz
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Nossa senhora, incensou
Seu amado filho
Para o mal dele se retirar
Mas eu incenso a minha aldeia de Caboclo
Pro mal sair e o bem entrar
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Incenso e Benjoim
Cheirou a minha banda
Cheirou, cheirou a minha banda

OGUM
Seu Ogum Beira Mar O que trouxes do mar ? Seu Ogum Beira Mar O que trouxes do mar ? Quando ele vem Beirando a areia Na mão direita ele traz O rosário de Mamãe Sereia Quando ele vem Beirando a areia Na mão direita ele traz O rosário de Mamãe Sereia
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Ogum em seu cavalo corre E a sua espada reluz Ogum em seu cavalo corre E a sua espada reluz Ogum, Ogum Megê Sua bandeira cobre os filhos de Jesus x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Se meu pai é Ogum Vencedor de demanda Ele vem de Aruanda Pra salvar filhos de umbanda Ogum, Ogum, Ogum Iara Ogum, Ogum, Ogum Iara Salve os campos de batalha Salve as sereias do mar Ogum, Ogum Iara Ogum, Ogum Iara x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Seu Beira-Mar, beirando a areia Seu Beira-Mar é filho da mamãe sereia Se a sua espadaBrilha no raiar do diaSeu Beira-Mar É filho da virgem maria

Ogum não devia beber Ogum não devia fumar Mas a fumaça representa as nuvensE a cerveja é a espuma do mar Mas a fumaça representa as nuvensE a cerveja é a espuma do mar
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x. Eu tenho 7 espadas pra me defender Eu tenho ogum em minha companhia Ogum é meu pai Ogum é meu guia Ogum é meu pai Me olha com Deus E a Virgem Maria
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Lá no Humaitá, aonde Ogum guerreou Foi em alto mar, que YemanjáLhe corôou
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Que cavaleiro é aquele Que vem cavalgando pelo céu azul É seu Ogum Matinada Ele é defensor do cruzeiro do Sul E e e E e a E e e seu canjira Pisa na Umbanda E e e E e a E e e seu canjira Pisa na Umbanda
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x Olha que barco bonito Que vem navegando em pleno mar É seu Ogum Sete Ondas Que vem ao encontro De Ogum Beira Mar


Ogum de Lei Não me deixes sofrer tanto assim Meu pai Ogum de Lei Não me deixes sofrer tanto assim Meu pai Quando eu morrer Vou passar em Aruanda Saravá Ogum Saravá Seu Sete Ondas Quando eu morrer Vou passar em Aruanda Saravá Ogum Saravá Seu Sete Ondas x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Ó que noite tão bonitaÒ que céu tão estrelado Carruagem tão bonita}BISQue Ogum ganhou

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Estava na beira da praia Quando eu vi 7 ondas passarOi abre a porta gente que aí vem OgumCom seu cavalo marinhoEle vem saravá

SUBIDA DE OGUM
Mandei selar seu cavalo
Para um bom cavaleiro montar
Ogum vai, vai e vai
Deixa saudades
Ele vai e tornar a voltar
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Ogum já vai}BIS
Já vai pra Aruanda}BIS
Abenção meu pai
Proteção pra nossa banda
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Ó que lindo cantar}BIS
Até os passarinhos choram
Quando pai Ogum
Se despedi e vai embora




OXALÁ

Pombinha branca
Pombinha de Oxalá
Pombinha Branca
De todos os Orixás
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Lá no céu abriu uma porta
Apareceu um pombo branco
Vamos todos saravá
O divino Espírito Santo
Salve mamãe Oxum ai eu eu
Salve meu pai Oxalá
Salve Nana Buruque
Salve todos os Orixás
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Eu fui na Jurema
Apanhar Orucá
Eu vi uma rosa branca
No peito de pai Oxalá
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
No jardim das oliveiras}BIS
Encontrei um jardineiro
Era ele Jesus Cristo
Nosso Pai verdadeiro



PAI BENEDITO

No rosário de Pai Benedito}BIS
Tem contas pra se rezar}BIS
As lagrimas dos filhos seu
Nos ajudam a desfolhar
Ave Maria cheia de graça
Bendita seja e sempre será
Pede a Deus nosso senhor}BIS
Pelos filhos de Yemanjá}BIS









CABOCLOS

Caboclo das 7 penas
Sete penas trabalha na terra
Sete penas trabalha no mar
Trabalha com a lua e o sol
Trabalha com a chuva e o vento
Vem trazendo a lei suprema
Dada por pai Oxalá
Saravá o seu gongá
Sarava sua babá
Sarava sua coroa
Na coroa de Oxalá
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Estrela Dalva, clareou umbanda
Foi quando no terreiro
Oxossi confirmou
Seu 7 penas, é filho de pai Oxalá
Ele veio na falange
Sete penas Juremá
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Iracema é tão bonita
Com seu saiote de penas
Ela veio da cachoeira com a Oxum
Mas ela mora na pedreira de Xangô
È a cabocla Iracema
Tão linda, com seu saiote de penas
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Quem cortou seu pé de árvore
Aonde ele passava o dia
Oxossi vem firmar seu ponto
Estrela Dalva é a sua guia
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Ai não me mexa na espada de Ogum
Mas não me mexa na machada de Xangô
Mas não me mexa na flecha de Oxossi
Que a mata é linda
E tem morador
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Na sua aldeia tem
Todos os caboclos
Na sua aldeia,tem cachoeirinha
O seu saiote tem pena dourada
Seu capacete brilha na alvorada
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x



Seu Urubatão}BIS
Quando chega na aldeia dá sinal}BIS
Na aldeia, lá na aldeia
Na aldeia, seu Urubatão
Lá na aldeia

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Olha o meu passarinho azulão}BIS
Quando voa não pisa no chão}BIS
Ó sol, ó Lua que clareia
A jurema
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Meu pai caboclo
O senhor não me condena
Cobra Coral piou nas matas da Jurema
Cobra piou, piou, piou
Cobra coral piou nas matas da Jurema
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
Seu caçador na beira do caminho
Ò não me mate essa coral na estrada
Ela abandonou sua choupana caçador
Foi no romper da madrugada
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Ele é do mato}BIS
Ele é de ganga macaia}BIS
Que mata é a sua
Ele é de ganga macaia
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Caboclo do mato trabalha
Com São Cipriano e Jacó
Trabalha com a chuva e o vento
Trabalha com a lua e o sol
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Sua mata é de caboclo
Sua mata é de guiné
Pra salvar filho de umbanda
Pra salvar filho de fé
Firma seu ponto }BIS
Firma sua gira}BIS
Firma na coroa}BIS
Da Virgem Maria}BIS
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Vestimenta de caboclo }BIS
È samambaia, è samambaia, è samambaia}BIS
Sai caboclo, não me atrapalha
Saia do meio da samambaia



Caboclo sua banda é bonita
E ficou mais ainda depois que o caboclo chegou
No céu uma estrela saiu e a lua surgiu
Clareou o Jurema,seus filhos cantam com alegria,
pedem a Virgem Maria, para ele abençoar
Ere, rea, sarava seu 7 penas
Que ele é chefe de gongá
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Jupira e Juçara
Nasceram na cidade da Jurema
Elas fizeram uma jura
Aonde uma estivesse a outra havia de chegar
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Ela é cabocla Yara o paranga
Veio do Jurema o paranga
Ela vem das matas, o que mata é a sua
Onde pia a cobra, canta o Sabiá e clareia a lua
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Lá na Jurema, debaixo de um pé de Ingá
Aonde a lua clareia o caminho
Pra meu pai Oxossi passar
Jurema, Jurema
Olha o seu Jurema
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Jurema seu saiote é muito lindo
Seu capacete é de pena
Como brilha o diadema
Jurema ê ê, Jurema ê a
É uma cabocla filha de Tupinambá
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x
Seu saiote carijó
Brilhou nas matas
Sua flecha de indaiá assoviou
A cabocla jureminha
Rainha de umbanda
Do Jurema chegou
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Ele atirou}BIS
Ele atirou e ninguém viu}BIS
Seu sete flechas
É quem sabe
Aonde a flecha caiu



SUBIDA DE CABOCLOS


Caboclo apanha sua flecha
Apanha o seu bodoque
O Galo já cantou
O galo já cantou na aruanda
Oxalá lhe chama para sua banda

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

Quando o atabaque zoa
Filho de umbanda chora
È os caboclos de umbanda
Que se despedem
E vão embora
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Adeus, caboclo esta chegando a hora
Todos os caboclos vão se retirar
Adeus caboclos, uma saudade imensa
Uma saudade imensa fica em seu lugar
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

FESTA DA IANSÃ OU OXUM



FESTA DA IANSÃ OU OXUM
04/12/10
NÃO PERCAM!!